Etiquetas

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

[Itália] 4ª Bienal - Arte & Anarquia-2009

É tempo da 4ª Bienal Arte & Anarquia, agora em 2009 (ignorem o tempo, porque saltamos dois anos).
.
Sua fórmula é a mesma das bienais de 2003 e 2005: cada artista ou não artista pode preparar, nos locais e com os meios que lhe são viáveis, um artefato artístico para a Bienal Arte & Anarquia - 2009.
.
Tudo será finalizado em setembro de 2009, em Bolonha (?) e documentado pelo ApARTe°: materiais irregulares de cultura libertária.
Cada intervenção, independentemente do local onde ocorrerá e do número de artistas participantes, está em pé de igualdade com todos os demais eventos que formarão a Bienal. .
.
Solicitamos, com o intuito de apoiar projetos futuros e de fazer com que todos os participantes recebam as informações necessárias, para assinar, se possível, uma subscrição (dois números, 30 euros, c.c.p. 12347316, Fabio Santin, c.p. 85 suc. 8, 30.171 - Mestre / VE).
.
Além disso, para evitar mal-entendidos e desacordos, acreditamos que seja útil a publicação de um trecho de um escrito de Alberto Ciampi, acerca de alguns aspectos do projeto ApARTe°.

.
.
(ApARTe°/Veneza)
O projeto ApARTe °
.
É um caminho de liberdade e autonomia de escolhas que, no espírito anárquico, permite a qualquer pessoa que se reconheça no projeto, de agir com total autonomia, respeitando os princípios de ApARTe °. ApARTe ° nunca suplanta ou indica caminhos ou "supervisiona" contextos locais em que se desenvolvem dinâmicas idealmente ligadas ao projeto. Qualquer pessoa (assinante, membro, ApARTista, simpatizante, etc) manifesta a intenção de aderir a tais princípios, antiautoritários, autogestionários, contra o mercado da arte e sem vícios de liderança; é livre de fazê-lo, em total e completa autonomia.
ApARTe ° oferece uma espécie de "patrocínio" livre e gratuito e um sinal de cooperação que vai desde a relação com a realidade artística atual, à divulgação dos eventos e à emissão de notícias em redes de informação. Em troca, "recebe" materiais destinados ao mais recente número da revista e, eventualmente, formas de apoio que derivam das rendas de tais eventos. Assim ocorre há dez anos, com dezenas de apresentações e eventos organizados na Itália e no exterior, com três (agora quatro) bienais de Arte & Anarquia (2001, 2003, 2005 e 2009), com dezesseis livros de arte, cds musicais, filmes e documentários, colaboração em projetos gráficos e teatrais.
Portanto, ApARTe ° não é uma "orientação" ou uma espécie de patrocinador, mas um pouco de tudo para os seus integrantes, e cresce e vive graças àqueles que fornecem ativamente linfa vital artística, divulgadora e, necessariamente, econômica.
Cada um de nós, para garantir que tudo tenha um desdobramento e sem pedir qualquer coisa a ninguém, nos empenhamos em seu nome, apenas com o vínculo de reconhecimento nos valores de ApARTe º, de modo a alcançar idéias, propostas, materiais.
A prática da ação-direta e da autogestão é um exercício de liberdade, e como tal, difícil. Mas, como anarquistas e libertários não temos outra opção que esta, não delegamos nem queremos delegar, e cada um, individualmente ou em grupo, é responsável por suas ações. Ninguém tem o direito de interferir nas escolhas dos outros se essas não coincidem com a idéia geral do projeto.
.
.
ApARTe°.
Alberto Ciampi
(ApARTe°/Florença)
aparte@virgilio.it
ApARTe° c/o Fabio Santin, Casella Postale 85, succursale 8, 30171 Mestre – Ve
.
.
Tradução > Gleiton Lentz
agência de notícias anarquistas-ana
.
Gotas de sangue
estão prestes a pingar:
pitangas maduras.
.
.
José N. Reis