Etiquetas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A Grécia entra no 13º dia de protestos




A Grécia entra no 13º dia de protestos

Debaixo de muita chuva, estudantes de ensino médio, universitários, trabalhadores, anarquistas e esquerdistas fizeram nesta quinta-feira (18) mais uma grande passeata de protesto contra o governo e a polícia no centro de Atenas. Milhares de manifestantes tomaram as ruas da principal cidade grega. E novos conflitos entre jovens e policiais aconteceram. Lixeiras e carros de luxo foram queimados e virados, bancos atacados, câmeras de vigilância destruídas. Atenas se transformou mais uma vez num campo de batalhas.

Diante do Parlamento, um grupo de manifestantes tentou romper o cordão de proteção da polícia, que reagiu lançando bombas de gás lacrimogêneo. Os manifestantes lançaram pedras, bombas de tinta, laranjas e outros objetos contra os policiais.

Após esse tumulto, muitos dos manifestaram seguiram para a universidade, localizada a poucos metros dali e que se tornou o ponto de encontro dos manifestantes. Lá mais um confronto aconteceu, com os estudantes da sacada da universidade ocupada revidando com pedras, coquetéis molotov e outros objetos o avanço da polícia antidistúrbios.

No ato os manifestantes carregavam faixas com frases como "O luto não basta, a luta continua", "Abaixo esse governo de sangue, pobreza e privatizações", "Estado assassino", entre outros lemas.

Eles tentaram queimar a nova árvore de Natal de uma praça após a antiga ter sido queimada em protesto no dia 8, mas a polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.

Em Tessalônica (norte da Grécia), a segunda cidade do país, centenas de pessoas participaram de manifestação nesta quinta-feira, enquanto grupos de jovens invadiram por cerca de 30 minutos as instalações de duas rádios privadas, aonde emitiram mensagens de rebeldia e solidariedade.

Na cidade de Tripoli, a Rádio Municipal foi ocupada por professores da Universidade de Peloponeso, que expressaram por alguns minutos suas demandas e tornaram visíveis os problemas que eles enfrentam nas escolas.

Também aconteceram manifestações em Patras (sul), Preveza (oeste) e noutras cidades do país.

Muito boa galeria de fotos dos protestos em Atenas no dia de hoje (18), vale conferir:

http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=950002

http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=949951 http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=950016

.

agência de notícias anarquistas-ana

deitados de costas
oito membros esticados
um homem e um gato

P. N. W. Donnelly