Etiquetas

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

"Alexis SEPULTADO E NÓS NAS RUAS "




[Pelo sexto dia consecutivo, a Grécia foi hoje palco de novos confrontos, numa onda rebelde sem precedentes desde a restauração da democracia, em 1974. A seguir um resumo breve dos acontecimentos nesta quinta-feira (11).]

Nesta quinta-feira, primeiro dia de aulas após o luto por causa da morte do adolescente e a greve geral dos trabalhadores, milhares de jovens não foram à escola e protagonizam manifestações e assembléias.

Em Exarchia, bairro do centro de Atenas, onde se encontra a Escola Politécnica ocupada pelos estudantes, dezenas de jovens arremessaram várias pedras contra as forças anti-motim, que responderam com gás lacrimogêneo. 15 estabelecimentos universitários em Atenas e Tesalônica, a segunda maior cidade grega, continuam ocupados desde o início da semana por estudantes e jovens. Ainda em Atenas mais de cem escolas de ensino médio permanecem fechadas e muitas delas estão ocupadas pelos alunos em protesto.

Cerca de 300 estudantes fizeram uma manifestação contra o Ministério da Defesa, na qual exibiram cartazes nas quais se lia "Alexis sepultado e nós nas ruas".

Os estudantes ocuparam a Universidade de Belas Artes em Atenas, como um ato solidário aos manifestantes e contra o terrorismo de Estado.

Anarquistas e antiautoritários na cidade de Larisa ocuparam o departamento de Medicina e a Praça dos Correios fazendo um chamado aos cidadãos para realizar uma assembléia popular. Em dita cidade há um clima de terrorismo, já que agentes secretos junto com fachas (fascistas) estão fazendo vigilância e atacando às pessoas e estudantes. Os oitos aprisionados já estão na prisão, e de acordo com as últimas notícias serão aplicados contra eles a nova lei antiterrorista grega.

Pela manhã, um grupo de 80 pessoas entrou nos escritórios do jornal "Macedonia" em Tesalônica, quebrando computadores, objetos de escritórios entre outras coisas.

Ocupado o departamento de Farmacêutica em Atenas. Depois de uma assembléia de estudantes muito longa (quase 4 horas), massivamente foi decidido fechar o departamento até segunda-feira que vem. Terça-feira haverá nova assembléia.

No porto de Tesalônica, no norte da Grécia, também foram registrados distúrbios e dois automóveis foram destruídos.

Distúrbios nas proximidades da prisão do bairro Korydalos (a principal do país), onde estão os dois agentes acusados de matar Andreas Grigoropulos. Uns 500 alunos tomaram as ruas e atacam aos policiais antidistúrbios. Grupos de jovens jogaram pedras contra um ônibus das brigadas antidistúrbios estacionado nas proximidades da prisão.

Manifestações estudantis nos bairros de Iliúpoli, Melísia, Jalándri, Péfki, Patísia, Néa Smírni, Piréus.

Em Iliúpoli os estudantes viraram carros patrulha da polícia. Em Patísia e Jalándri atacaram novamente a delegacia de polícia.

Em Ilha de Siros nesta manhã, estudantes ocuparam a Prefeitura Do Mar Hegel.

A Prefeitura De Ayios Dimítrios está ocupada desde as 07h30min da manhã por funcionários da prefeitura em greve, junto com outros indivíduos.

Na Cidade de Kozáni aconteceu uma manifestação solidária pelo julgamento dos 16 detidos.

Na cidade de Kavála aconteceu uma assembléia estudantil na Escola Técnica Superior da cidade, para seguir com a ocupação solidária.

.

.

Fascistas

Os meios de comunicação falam de cidadãos que protestam contra os manifestantes... Mas a realidade, segundo relatos que chegam da Grécia, é que policiais à paisana e grupos de ultra-direita estão atacando os manifestantes e destruindo pequenos comércios.

Na foto em anexo o local "Versus" do coletivo "Movimento Antiautoritário", na cidade de Pátras, teve a fachada atacada por fachas.

Tradução > Juvei

.

.

agência de notícias anarquistas-ana

passeio de madrugada

os meus sapatos

empapados de orvalho

Rogério Martins