Etiquetas

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

28 de Novembro - Introdução à Soma com João da Mata e jantar benefit contra despejo do Centro de Cultura Libertária - no Grupo Desportivo da Mouraria


Dia 28 de Novembro (sábado) no Grupo Desportivo da Mouraria:

16h - Lançamento do livro "Introdução à Soma - uma terapia anarquista"
seguido de palestra e oficina de Soma
(com a presença do autor, João da Mata)

20h - Jantar benefit contra o despejo do Centro de Cultura Libertária

no Grupo Desportivo da Mouraria: Travessa da Nazaré, nº 21 Lisboa

Centro de Cultura Libertária: culturalibertaria.blogspot.com

Sobre o livro "Introdução à Soma - uma terapia anarquista" de João da Mata:

Considerado um dos maiores músicos brasileiros, Cartola em parceria com Elton Medeiros na música “O sol nascerá”, canta: A sorrir / Eu pretendo levar a vida / Pois chorando / Eu vi a mocidade perdida... Talvez sem perceber, Cartola anunciara com seu samba uma potente postura ética, um verdadeiro modo de vida alegre e afirmativo.

Penso ser a Soma - uma terapia anarquista, a aposta em algo semelhante. Transformar nossa existência em um grande atelier a serviço de uma obra de arte, onde o propósito de dar um sentido artístico e belo à vida é uma aposta ética de mesma forma afirmativa. E é exactamente assim que acredito ser um acto e o objectivo terapêutico: a transformação da existência em algo sublime.

A Somaterapia ou apensa Soma é uma técnica terapêutico-pedagógica, corporal e em grupo que buscou no pensamento e na acção libertária tanto uma crítica às mais variadas forma de poder na vida social, quanto uma possibilidade de viver livre e plenamente.

Criada no Brasil pelo escritor e médico Roberto Freire, em plena ditadura militar nos anos de 1960, os primeiros grupos de Soma funcionaram de forma clandestina para atender aos activistas políticos. Não havia uma terapia em que os jovens perseguidos pelos militares pudessem confiar, pois a paranóia de denúncia era enorme. Assim, surgia uma terapia fortemente ligada às lutas libertárias, contra a normalidade perversa instituída e instaurada no Brasil. Passados quase quarenta anos de sua criação, a Soma permanece atenta aos mecanismos de controlo e captura das liberdades individuais e suas repercussões sobre a vida emocional das pessoas.

O livro que você tem em mãos é uma “porta de entrada” a esta técnica terapêutica revolucionária. Aqui você encontrará os principais conceitos, as bases teóricas e a metodologia da Soma. Em linguagem simples e directa, deve desperta-lo para os caminhos libertários e insurgentes em direcção à construção desta vida que Cartola canta em samba: alegre, afirmativa e guerreira.

Caso queiram saber mais sobre a Soma: www.somaterapia.com.br