Etiquetas

domingo, 2 de novembro de 2008

6 de Novembro,21:00,A Revolução de Outubro (filmes + debate) na Gato Vadio,Porto


O debate sobre a Revolução de Outubro de 1917, organizado em conjunto pela Terra Viva/CESL(Círculo de Estudos Sociais Libertários)/AES e Gato Vadio, realiza-se quinta-feira dia 6 de Novembro às 21h.


Programa:


“Reds”, de Warren Beatty (1981) filme baseado na história real de John Reed, jornalista e escritor norte-americano que esteve na Rússia durante a Revolução de 1917 e que alimentou o desejo de uma revolução de cariz operário e socializante nos EUA. (nota: Visionamento parcial do filme);


“Makhno e a Ucrânia”, de Hélène Chatelain (1996), documentário sobre Nestor Makhno , revolucionário ucraniano que participou na organização de colectividades campesinas na Ucrânia rural que funcionavam sob princípios de autogestão e cooperativismo. Durante a Revolução de Outubro e no período de Guerra Civil o movimento de Maknho (o Exército Insurgente de cariz anarquista) aliou-se aos Bolcheviques para derrotar o exército Branco (as forças nacional-ex-czaristas). Mal os Brancos foram derrotados, a cúpula bolchevique mandou eliminar o movimento de Maknho. O líder ucraniano foi um dos poucos sobreviventes, tendo-se exilado em Paris.


Debate sobre a “Revolução de Outubro de 1917”. Contextualização histórica da Revolução; aspectos menos lembrados, como o papel dos anarquistas russos; desintegração da União Soviética e crítica à história oficial dos vencedores ou à defesa dominante de uma sociedade apolítica e do vazio.

Gato Vadio, rua do rosário 281

Organização: Terra Viva e Gato Vadio.