sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

ASSEMBLEIA DE UTENTES dos TRANSPORTES PÚBLICOS DO PORTO

ASSEMBLEIA DE UTENTES/DEBATE PÚBLICO
- sexta-feira,15/2/08 , 21.OO H. na "A Beneficência Familiar"(Mutualidade)
- Rua Formosa, 325 - 1º (frente à entrada principal do Mercado do Bolhão)

-Frente à indesejável quietude de algumas pessoas que têm até aqui participado no núcleo activista desta iniciativa de base (o MUT) contrastando com o activismo e acção directa populares no início do ano de 2007 no Porto (cortes de estradas,bloqueios de autocarros, etc.)
-Frente a alguns erros e riscos de partidarização deste movimento(como de outros...)
-Frente a um crescente afastamento e desligação dos sectores da população do Grande Porto que só têm como alternativa a utilização dos transportes públicos (sobretudo dos autocarros )
-FRENTE À NECESSIDADE DE RESPONDER EM TERMOS DE ACTIVAÇÃO POPULAR à situação relativa às condições de transporte da "Nova Rede" da STCP
-FRENTE AOS NOVOS AUMENTOS DOS PREÇOS DOS TRANSPORTES que se preparam entre Maio e Junho

DECIDIMOS AVANÇAR COM ESTA REUNIÃO - mais de informação e comunicação MÚTUAS do que para qualquer "sessão de informação" unilateral e do "alto do cavalo"! Alguns de nós pretendem mesmo propôr a participação de mais co-utentes voluntári@s em diferentes grupos de trabalho que possam abranger tod@s quant@s o desejem - funcionando numa base de autonomia relativam./aos partidos políticos (arquivo documental, imprensa, divulgação, contactos, gráfico, etc. ). Mas parece que urge mesmo que tomemos já algumas resoluções colectivamente na assembleia - seja relativamente ao nosso FUNCIONAMENTO seja relativam./a próximas acções de rua e de boicote à "Nova Rede"!

-será que com a "Nova Rede" da STCP...
.ESTAMOS MELHOR DE TRANSPORTES?...
.TEMOS MELHORES HORÁRIOS?...
.SOMOS MELHOR TRANSPORTAD@S?
.AS NOVAS LINHAS SERVEM A MAIORIA DA POPULAÇÃO MAIS PRECARIZADA?...
.AS PARAGENS PRINCIPAIS TÊM TODAS ABRIGOS?...
.OS PREÇOS SÃO ACESSÍVEIS?...

e o Metro?...
.Os preços são acessíveis? A quem?
.As linhas existentes compensam as de autocarros que foram suprimidas ou encurtadas?
.Nas paragens, estações e apeadeiros sentimo-nos mais seguros com e sem "gorilas" das "seguranças" ou da polícia?
.Já temos WCs a funcionar nos apeadeiros?...

QUE FAZERMOS??? CONFORMAMO-NOS OU AGIMOS?....TEREMOS QUE PEDIR AO POVO MOÇAMBICANO QUE NOS VENHA CÁ DAR UMA AJUDINHA?... ESTAS QUESTÕES SÃO DE DESPREZAR E DEIXAR "PARA QUEM TEM TEMPO"(?) OU NÃO TERÃO A VER DIRECTAMENTE COM A CADA VEZ MAIOR "INVASÃO DE LATA AUTOMÓVEL" PARTICULAR AO ESPAÇO DA CIDADE (coisa que agradou muito à Associação dos Comerciantes do Porto , quando exigiram na Baixa o Metro subterrâneo em vez de À SUPERFÍCIE para permitir o acesso da "lata automóvel" privada ao comércio "de qualidade")?

ISTO NÃO TEM TUDO A HAVER COM UMA CONCEPÇÃO CAPITALISTA, HIERÁRQUICA, DE DESIGUALDADE SOCIAL, DE PERIFERIZAÇÃO DOS SECTORES MAIS CARENCIADOS DAS POPULAÇÕES ... A QUE NOS OPOMOS E QUE QUEREMOS COMBATER????

O ACTIVISMO SOCIAL AUTÓNOMO E ANTIAUTORITÁRIO NÃO ACABA (quando muito, para alguns, apenas começa!)COM A DEFESA DO BOLHÃO!!!!!!!

APAREÇAMOS E PARTICIPEMOS NESTA ASSEMBLEIA ! p.f. PASSEM PALAVRA!


nota: ontem ao fim da tarde, activistas do MUT e da Terra Viva distribuíram, nas paragens da STCP, em frente à Est.de S.Bento, flyers convidando os utentes da STCP a aparecerem na ASSEMBLEIA de sexta à noite (hoje), tendo trazido consigo... uma PARAGEM MÓVEL improvisada, feita de paus, jornais e plásticos (e alguns bancos) como forma de lembrar às pessoas nas longas filas que se iam formando para os autocarros que ALI E NOUTROS LOCAIS FALTAM ABRIGOS EFICAZES, cuja falta se fará mais notar nos próximos dias de chuva que se prevêem...
(No "1ºde Janeiro" de hoje ou de amanhã deve vir uma foto...)

Terra Viva!AES

APAREÇAMOS E PARTICIPEMOS NESTA ASSEMBLEIA ! p.f.PASSEM PALAVRA!APAREÇAMOS E PARTICIPEMOS NESTA ASSEMBLEIA ! p.f.PASSEM PALAVRA!