Etiquetas

terça-feira, 14 de outubro de 2008

13 de Outubro - PARABÉNS C.O.S.A pelo seu 8º Aniversário

O colectivo anarquista Hipátia do Porto vem por este meio mostrar-se solidário com todxs os que mantém a Casa Ocupada Autogestionada de Setúbal no activo ao longo destes oito anos.
Algumas de nós viveram a história do sítio desde a sua ocupação, outrxs vêm neste espaço autónomo um verdadeiro bastião de resistência e inspiração para as suas lutas diárias contra todo o tipo de controlo do homem e do mundo.
A C.O.S.A constitui a ideia mais efectiva, em Portugal, que a autogestão não é uma realidade perdida no tempo ou fora da história, ideia cada vez mais difundida pela lógica capitalista. Diremos mais efectiva, na medida em que, existe como espaço não só mental, mas também físico e que pela sua longevidade, mudou profundamente a vida de muitos dos anarquistas portugueses. Com todos os problemas que teve que enfrentar ao longo destes oito anos, desde represálias por parte da Câmara Municipal de Setúbal, que imediatamente tentou tornar a vida dos seus habitantes uma impossibilidade ao proceder a cortes de água e luz, desde circos infinitos com a polícia de (in)segurança pública que atenta, entre outras mais absurdas intervenções, contra a liberdade de expressão, desde membros infiltrados de partidos políticos que depois dão origem a registos mediáticos falaciosos e mesmo várias e bem graves querelas com o Partido Comunista setubalense, por princípio forte opositor de movimentos alternativos independentes ou não autoritários. A cidade de Setúbal, por seu lado, de cada vez que tenta encaixar este
fenómeno é confrontada com o uma nova vaga de iniciativas libertárias, na sua natureza, e logo deve perceber que existem dinâmicas mutantes, isto é, que não se deixam captar sobre quaisquer formas ou dominar.
A Casa Ocupada Autogestionada de Setúbal nunca foi um fim em si mesma, deu origem a diversas outras iniciativas semelhantes de ocupações e actividades alternativas na cidade, arredores e ao nível nacional. Um fenómeno que lembra uma dinâmica rizomática ou um movimento que quereríamos e queremos perpétuo.
É por este e muitos muitos outros motivos que o Colectivo Hipátia do Porto vem dar os parabéns ao pessoal da C.O.S.A, pelo que contribuiu para as diversas dinâmicas por que passou e pelas vindouras.

PARABÉNS C.O.S.A,

Colectivo Hipátia