segunda-feira, 16 de junho de 2008

Teatro do Oprimido em Lx - 16 de Junho


Hoje, dia 16 de Junho (pelas 21h30) , vai realizar-se a última representação no CineArte ( em Lisboa) da peça de teatro Fórum « Os nossos pais» a cargo do Teatro do Oprimido de Lisboa (GTO LX).

«Os nossos Pais» é um desafio à reflexão conjunta sobre a família contemporânea.

Qual a nossa responsabilidade no bem-estar e qualidade de vida dos nossos pais e avós?

Estão as novas dinâmicas familiares preparadas para lidar com o envelhecimento da população? A igualdade de género é um tema do passado?

Como sempre no Teatro Fórum, nós apresentamos o problema e são os espectadores que actuam e propõem as soluções.

O Teatro do Oprimido de Augusto Boal envolve actores e público num processo de reflexão mútua sobre as suas realidades. Ao contrário do que acontece no teatro convencional, os espectadores podem, no fim da peça, entrar em palco e propor/ actuar possíveis soluções para o problema apresentado.

O teatro surge como espaço de participação, discussão e análise de ideias.

O GTOLx, Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa, é uma ONG que usa a ferramenta do Teatro do Oprimido para estimular a participação activa e consciente dos cidadãos na construção da sociedade.O GTOLx desenvolve projectos de empowerment social com comunidades críticas, trabalhando directamente com as populações, formando-as nas técnicas do Teatro do Oprimido e acompanhando-as na construção e apresentação para a comunidade de espectáculos de Teatro Fórum sobre as suas problemáticas.