quinta-feira, 22 de julho de 2010

Quem tem medo dos anarquistas? ..Resposta à campanha mediática anti-anarquista

Em face de toda a histeria mediática que tem rodeado o anarquismo em Portugal desde a manifestação de 25 de Abril de 2007 – as supostas ameaças de morte por parte dos anarquistas a Cavaco Silva e a José Sócrates (Correio da Manhã, 7/05/2010), a fantasiosa cilada anarquista à PSP em pleno Bairro Alto (Diário de Notícias, 31/05/2010) ou a equiparação dos anarquistas à Al-Qaeda enquanto principais ameaças à cimeira da Nato em Lisboa (Diário de Notícias, 5/06/2010) -, não podemos deixar de nos pronunciar. Não o fazer seria permitir que tudo quanto foi dito por um jornalismo parcial e declaradamente nosso inimigo fosse deixado sem resposta e, consequentemente, tomado por verdade, uma vez que os objectivos e a intenção consciente por detrás de tais notícias são transparentes: denegrir a nossa imagem aos olhos de quem só sabe do anarquismo aquilo que lê nos jornais e encorajar uma posterior caça às bruxas contra nós. Assim sendo, respondemos de seguida à nossa própria pergunta. Quem tem medo dos anarquistas? E quais as razões desse medo?


quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sábado, 24 de Julho às 21 H, LIVRARIA Letra Livre - GALERIA ZÉ DOS BOIS R. DA BARROCA, 5 (bairro alto)


Sylvie Tissot, socióloga, investigadora e activista do colectivo «Les Mots Sont Importants» vai estar no próximo Sábado na Galeria Zé dos Bois para nos falar do seu colectivo e dum livro recentemente publicado de que é co-autora.

Esta obra é fruto de 10 anos de trabalho realizado pelo colectivo «Les Mots Sont Importants». Ali se fala das sondagens falsamente neutras dos editoriais agressivos que nos procuram dar lições, da verdade orientada, das indignações públicas com geometria variável (segundo alguém é poderoso ou miserável, branco ou negro, católico ou muçulmano), das invenções do léxico, das evoluções ideológicas inquietantes e, enfim, da radicalização e da "descomplexização" do racismo, do sexismo e dos privilégios de classe.

A tradução estará a cargo de Georges militante da CNT-Paris. A iniciativa organizada pela Tertúlia Liberdade tem o apoio da Livraria Letra Livre.

Blogue do colectivo «Les Mots Sont Importants»

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Fim do julgamento dos 11 detidos na manifestação anti-autoritária contra o fascismo e contra o capitalismo de 25 de Abril de 2007!!



Chegou hoje, dia 14 de Julho de 2010, ao fim o julgamento dos 11 detidos (entretanto uma rapariga infelizmente faleceu) na manifestação anti-autoritária contra o fascismo e contra o capitalismo, de 25 de Abril de 2007.

Por ausência de prova, prova em contrário ou dúvida, o tribunal deu como não provados os actos apresentados pelo Ministério Público que eram por esse atribuídos aos arguidos e que se podiam enquadrar nos crimes de ofensa à integridade física agravada qualificada, injúria agravada e coacção e resistência sobre funcionário. Assim, todos os arguidos foram absolvidos de todas as acusações.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Jantar vegetariano de apoio ao Centro de Cultura Libertária

benefit para o novo julgamento
(contribuição: 2,5 euros)
17 de Julho – sábado – 20h
na BOESG – Rua das Janelas Verdes, 13, 1º Esq. - Santos – Lisboa
* * * * * *

Acção de despejo do CCL: Novo julgamento

No último dia 7 de Julho recebemos a resposta por parte do Tribunal da Relação de Lisboa ao recurso interposto pelo CCL relativamente à acção de despejo movida pelo seu senhorio. A decisão foi-nos favorável: anulou o primeiro julgamento e determinou a realização de um novo julgamento no Tribunal de Almada. A anulação teve por base contradições nos factos considerados provados no primeiro julgamento.

.. às quintas na C.O.S.A !!


terça-feira, 6 de julho de 2010

Projecção de filmes e imagens de algumas manifestações anti-autoritárias desde 2007

manif anti-autoritária contra o fascismo e o capitalismo 25/04/2007 // relembrar os regicidas // manif anti-autoritária contra a repressão policial 25/04/2008 // solidariedade com a revolta grega // 1º Maio 2009 // concentração contra o terrorismo de Estado 25/04/2010 // concentração anti-capitalista 29 Maio 2010
(duração aproximada: 30 min.)

Sexta, 9 de Julho, 20h30

terra de ninguém
espaço anarquista
Rua do Salvador, 56, Lisboa



Antes de mais, queremos esclarecer que, para nós, “anti-autoritária” significa a luta contra toda a autoridade (não apenas a polícia ou os tiques mais fascistas deste ou daquele governo, mas qualquer Poder que assente na autoridade, na submissão e na chantagem sobre o indivíduo). Logo, o Estado no seu todo e o sistema capitalista são algo a destruir.

Actualmente aproxima-se do final o julgamento dos detidos na manifestação anti-autoritária de 25 de Abril de 2007. A desculpa para a carga/espancamento policial de então foi o sujar com tinta fachadas de bancos e lojas multinacionais e veículos da PSP. Os detidos estão a ser julgados acusados de agressões e injúrias contra agentes da PSP.

Conscientes de que as manifestações são apenas uma das muitas ferramentas de que todos dispomos na luta contra o Estado e o capital, queremos partilhar com vizinhos e amigos algumas imagens desses momentos.

Porque a rua continua a ser o melhor espaço para lutar contra este mundo de miséria e autoridade.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Protesto contra o uso de Animais no Circo



Nos próximos dias 3 e 4 de Julho (Sábado e Domingo) não falte aos protesto organizados pelo CREA, contra o uso de Animais no Circo. O protesto, de carácter pacífico, terá início às 15:30h junto às piscinas do Bombarral.
Ninguém virá por si.

para mais informações visite o nosso site ou envie-nos um e-mail para crea.caldasdarainha@gmail.com


--
CREA - Caldas da Rainha pela Ética Animal

www.CREApelosAnimais.info
pt-pt.facebook.com/people/Crea-EticaAnimal/100000109818620
crea2009.hi5.com

"O erro da ética até ao momento tem sido a crença de que só se deve aplicá-la aos Homens." - Albert Schweitzer (Nobel da Paz 1952)

"Ao aceitarmos o mal passivamente e sem protestarmos contra ele, estamos, na verdade, a torná-lo possível." - Martin Luther King, Jr