Etiquetas

domingo, 30 de agosto de 2009

[Grécia] Theodoros Iliopoulos foi libertado!

[O governo grego não podia mais ignorar o amplo movimento que se formou em apoio e solidariedade com o preso anarquista Theodoros Iliopoulos e, depois de 49 dias de greve de fome, finalmente libertaram-no hoje (27). Agora ele está sendo tratado e se recuperando em um hospital de Atenas.]



Theodoros Iliopoulos está livre após 49 dias de greve de fome. Ele foi preso em dezembro de 2008 em Atenas, após o assassinato, pela polícia, do jovem libertário grego Alex Grigoropoulos, acusado por dois agentes da polícia anti-distúrbio de posse de coquetéis molotov e pedras. Sua inocência foi defendida por cinco testemunhas, mas as únicas testemunhas consideradas pelas "autoridades judiciais” foram as dos policiais, em clara manipulação processual.

Ele entrou em greve de fome em 10 de julho e durante mais de um mês as autoridades gregas se recusaram a prestar-lhe apoio médico adequado em um hospital público, pelo contrário, manteve-o numa sala médica da prisão, em condições precárias. Ele foi internado no Hospital Sotiria de Atenas apenas alguns dias atrás, quando já corria risco de morte.

Companheiros anarquistas na Grécia mais uma vez deram um exemplo de cumplicidade na luta, e rapidamente se mobilizaram na solidariedade revolucionária, organizando diversas atividades de apoio à Theodoros por todo território helênico. Solidariedade que se estendeu entre companheiros e grupos anarquistas em outros pontos do planeta. Também, posteriormente, grupos de esquerda, comunistas e partidos políticos gregos fizeram anúncios públicos em apoio à Theodoros.

Com diversas vozes exigindo a sua libertação cada vez mais, dia a dia, e com o caso repercutindo na mídia (devido a uma série de protestos em massa e outras ações de solidariedade que não poderia ser omitidas pela imprensa), o Estado grego não pode ignorar os protestos e teve que libertá-lo.

O companheiro está livre, mas sob algumas condições: ele não tem permissão para sair do país, e em cada período bi-semanal ele deverá se apresentar à delegacia local para assinar termos judiciais. Ele foi libertado sem a necessidade de pagamento de fiança.

Deve ficar claro que Theodoros Iliopoulos ganhou essa batalha graças à sua determinação e dos companheiros gregos e do movimento de solidariedade internacional em seu apoio.

Obrigado a todos que apoiaram Theodoros Iliopoulos. Pela abolição de todas as prisões! Solidariedade é a nossa arma! A luta continua!


agência de notícias anarquistas-ana