domingo, 21 de novembro de 2010

24 Novembro - Manifestação anticapitalista - Lisboa

Manifestação anticapitalista  
pelo bloqueio e pela sabotagem 

A greve não pára aqui! 

24/11 – Quarta-feira – 15 horas 
Largo de Camões - Lisboa  



http://pt.indymedia.org/conteudo/agenda/2766

http://pt.indymedia.org/conteudo/agenda/2916

terça-feira, 16 de novembro de 2010

COSA, Setúbal QUINTAS NA COSA. programação Novembro/Dezembro

Jantar às 20h, filme às 21:30


Dia 18 e 25: "Operação Gládio", 1992

Documentário da BBC em três partes acerca da GLÁDIO, rede de grupos paramilitares coordenada pela NATO.
A partir do final da segunda guerra mundial e com o fantasma da "invasão soviética" da Europa Ocidental, os fascistas e nazis militantes, tal como militares e altas patentes dos exércitos e serviços secretos, são "reciclados" em células clandestinas, adormecidas ou não, e que têm um forte impacto na política mundial.


Dia 2: "A batalha de Argel", 1966, 121m

O conflicto armado entre o exército francês e a Frente de Libertação Nacional, grupo argelino independentista. Passado durante os anos 50 atravessa os ataques à bomba, os assassinatos, as torturas e a feroz repressão contra a população de Argel.
A guerra contra-insurgente desenvolvida na Argélia pelos militares Franceses, foi o "original" das ditaduras de terror, tortura e assassinato espalhadas durante a 2ª metade do século XX pela América Latina pelos militantes fascistas através de redes como a "Gládio"

COSA: RUa LAtino Coelho nº2, Bairro Salgado, Setúbal

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ciclo de Cinema Kafka - 12, 13 e 14 de Novembro, Centro de Cultura Libertária, Cacilhas - Almada




12 de Novembro, sexta-feira

20.30h
Metamorfose
de Valeri Fokin, 2002, 84 min.
Em russo com legendas em português.
Viveu anos a servir outros para cumprir as suas “obrigações” laborais e familiares, preso num casulo de amarras financeiras. Esquecia-se facilmente de si próprio e da sua vida, tinha como vício inquestionável as suas amadas amarras. Um dia acorda impossibilitado de cumprir o seu serviço em prol dos outros, desfilando num enorme insecto. Como será agora a sua relação com aqueles que durante a sua vida serviu? Como se encarará ele próprio? No fim desta metamorfose, sairá um insecto condenado ou um homem livre?



13 de Novembro, sábado

16.00h
O Processo
de Orson Wells, 1962, 120 min.
Em inglês com legendas em português.
No filme O Processo, adaptação do livro de Kafka, o protagonista Joseph K. é preso e julgado, sem nunca perceber a origem ou realidade da acusação, passando por vários absurdos e abusos de poder. A sua situação denuncia a engrenagem burocrática e opressora que esmaga e anula o indivíduo.


19.00h
Workshop de sushi vegano

20.30h
Jantar vegano
(benefit para o CCL)



14 de Novembro, domingo

16h
Kafka
de Steven Soderbergh, 1991, 98 min.
Em inglês com legendas em português.
O misterioso desaparecimento de um colega de trabalho, envolvido com um grupo de revolucionários, é o mote que leva Kafka a percorrer caminhos que misturam recortes biográficos com a sua própria obra de ficção. Steven Soderbergh constrói assim uma narrativa surreal sobre um dos mais intrigantes e fascinantes escritores do princípio do século XX, entrecruzada pelos seus diversos escritos, em que subjaz toda uma crítica aos aparatos hierárquicos e à alienação social. Kafka é, assim, mais que um filme biográfico, tentando penetrar a visão de um homem enigmático mas profundamente conhecedor da estrutura repressiva de uma sociedade hierarquizada. 

Seguido de conversa e castanhada…



Centro de Cultura Libertária
Rua Cândido dos Reis, 121, 1º Dto. – Cacilhas – Almada
http://culturalibertaria.blogspot.com