Etiquetas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Projecto Es.Co.La - Porto...e a ordem de despejo chegou sem diálogo


A Câmara Municipal do Porto encerrou a ES.COL.A. Exactamente um mês após a ocupação deste espaço público desprezado. O edifício já foi emparedado.

Os agentes policiais apareceram pelas 07h30 e, sem qualquer disponibilidade para o diálogo, ordenaram saída imediata aos ocupantes da ES.COL.A. Encontravam-se lá dentro oito pessoas, que resistiram à ordem de despejo de forma pacífica, numa atitude de desobediência civil não violenta. Algumas conseguiram subir para o telhado, para atrasar a concretização do despejo e para permitir a mediatização da operação, que acabou por demorar cerca de duas horas.
Eram 9h30 e os oito ocupantes seguiam na carrinha policial, rumo ao Comando Metropolitano do Porto. Dois foram agredidos pelos agentes durante a operação de despejo, um dos quais foi assistido no Hospital de S. João.

Os detidos foram libertados ao fim da manhã. A polícia apreendeu um cartão de memória com imagens da operação, que, segundo informações, seguirá para o DIAP.
Das mochilas que estavam na ES.COL.A, pertença dos detidos, desapareceram dois discos externos, uma máquina fotográfica e um computador portátil.


Noticias sobre o despejo da Es.Col.A: