quarta-feira, 30 de abril de 2008
1º de Maio anarco-sindicalista
No 1º de Maio, sera realizado um encontro a partir das 14h junto ao metro da Praça da Figueira, em Lisboa, para marcar a data numa perspectiva anarco-sindicalista. Haverá faixas, bandeiras e distribuição de material informativo.
Apareçam!
terça-feira, 29 de abril de 2008
Sessão de informação e debate sobre os OGM na COSA
No dia 3 de Maio pelas 19:00h vai ter lugar uma sessão de informação e debate sobre a luta contra os transgénicos e também projecção de vídeos sobre a acção de Silves e os OGM em geral.
Haverá também jantar (21:30), bar e bailarico pela noite.
Cosa: Rua Latino Coelho nº2 (Setúbal, junto à estação dos autocarros)
email: cosanossa@gmail.com
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Comunicado lido na Manifestação Anti-Autoritária - Lisboa
_EM ABRIL, VENDEM-NOS MIL MENTIRAS!
Manifestação Antiautoritária 25 de Abril - Lisboa
Quando a manifestação partiu da Praça da Figueira havia, notoriamente, alguma tensão no ar. Houve mesmo uma conversa mais acesa com um jornalista que apesar dos avisos estava a insistir na captação de fotos aos manifestantes.
quinta-feira, 24 de abril de 2008
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Exposição de Trabalhos Artísticos na B.O.E.S.G - Lisboa
A B.O.E.S.G_ (Biblioteca dos Operários e Empregados da Sociedade Geral) _ está aberta a propostas de artistas plásticos que queiram expor os seus trabalhos (pintura, escultura, fotografia, vídeo, etc.).
Os interessados devem enviar, por mail, o curriculo/nota biográfica, identificação e fotografias de trabalhos.
http://www.boesg.blogspot.com/
domingo, 20 de abril de 2008
Visita guiada por ex-presos às instalações da ex-Pide no Porto
sábado, 19 de abril de 2008
Actividades_ Fim de Semana de Actividades em torno da Ocupação
Piquenique nas Virtudes
fim-de-semana, 11 a 13 abril
De 11 a 13 de Abril, a CasaViva abre-se a todas as pessoas e colectivos que nela queiram viver por esses dias e partilhar perspectivas e acções relacionadas com a questão da ocupação, aproveitando os dias europeus de acção de apoio a squats e espaços autónomos lançados pela rede Squat.net.
Os temas serão: centros sociais, okupas e espaços libertados, o mau uso da terra e a sua propriedade, a apropriação de espaços públicos pelo mundo dos negócios através da privatização, da especulação e da publicidade. E tudo o mais que te lembrares até lá.
O desafio é o habitual. Traz ideias de acção (e tudo o que elas precisarem para serem levadas a efeito) e disponibilidade para participar nas acções pensadas por outras pessoas. Vem preparado para seres co-gestor(a) do espaço.
Aparece na sexta-feira, para se combinarem e coordenarem as acções de sábado, batalha com as outras pessoas nesse dia e fica para domingo, onde esperamos ter tempo para conversar calmamente.
Durante esse tempo, haverá, decerto, café, cerveja, pequeno-almoço e jantar e, muito provavelmente, concertos, filmes e festa.
april2008.squat
sexta-feira, 18 de abril de 2008
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Mercado do Bolhão - Porto -- URGENTE
A Câmara do Porto, recebeu hoje, 16 de Abril, a garantia bancária da TranCroNe, num total e absoluto desrespeito para com o Património, como indica a notícia da Lusa.
A TCN pretende que o Mercado do Bolhão mantenha a traça original e que a área comercial tradicional seja complementada com novas lojas, metade das quais de cultura, lazer e restauração. (...)
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Segunda Audiência do Tribunal-Iraque
(Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque)
Lisboa, 18 Abril, 21:30h, na Casa do Alentejo
Entrada livre
Assinalando os cinco anos da invasão do Iraque vai realizar-se uma nova Audiência do Tribunal-Iraque (Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque).
Tal como na 1.ª Audiência realizada em Lisboa em Março 2005, o objectivo é proceder a uma avaliação dos cinco anos de ocupação no duplo aspecto, (i) das responsabilidades dos autores da agressão (os EUA e o Reino Unido) e (ii) da cumplicidade das autoridades portuguesas.
Esta avaliação terá a forma de uma Acusação, cuja formulação está a cargo do Dr Eduardo Maia Costa, juiz do Supremo Tribunal de Justiça. De novo, pretende reunir-se o grupo de Jurados que integrou a 1.ª Audiência ao qual será apresentada esta Acusação e uma proposta de resolução.
A Acusação, cuja versão definitiva será divulgada na sessão, debruça-se sobre as violações do direito, os crimes cometidos pelos ocupantes, a onda de restrição das garantias individuais que irradia dos EUA a pretexto da luta «antiterrorista», as prisões secretas e os voos da CIA, a resistência iraquiana.
A Audiência, com entrada livre, terá lugar em Lisboa, na Casa do Alentejo, no dia 18 de Abril, entre as 21h30 e as 24h, com a seguinte sequência de trabalhos:
. Apresentação da Acusação pelo Dr Eduardo Maia Costa;
. Testemunho da iraquiana Dra Eman Khamas, refugiada em Espanha, sobre a situação no Iraque;
. Testemunho do Dr Carlos Varea, coordenador do CEOSI – Campanha de Estado contra a Ocupação e pela Soberania do Iraque, Espanha, sobre as necessidades de apoio humanitário e as iniciativas da CEOSI;
. Testemunho do Tribunal-Iraque sobre a cumplicidade das autoridades portuguesas;
. Deliberação dos Jurados.
Contamos com a sua presença e o seu apoio.
A Comissão Organizadora do Tribunal-Iraque
Amílcar Sequeira, António Alves, Berta Macias, Cristina Meneses, Eduardo Maia Costa, Guadalupe Margarido, Helena Nascimento, João Mário Mascarenhas, José Mário Branco, Júlio Moreira, Manuel Monteiro, Manuel Raposo, Mário Tomé, Paulo Esperança.
terça-feira, 15 de abril de 2008
Convite para uma manifestação Antiautoritária contra a REPRESSÃO POLICIAL
Um ano depois do ataque policial em pleno Chiado no dia 25 de Abril de 2007, dois meses depois da carga policial no despejo do Grémio Lisbonense , perante os ataques continuados da polícia em Bairros Sociais e por todos os episódios de abuso e violência perpetrados pela repressão organizada do Estado, convocamos uma manifestação antiautoritária contra a repressão policial.Manifestamo-nos neste dia porque passaram 34 anos desde que uma pseudo-revolução substituiu um governo fascista por um governo que continua a controlar, a matar e a reprimir e cujos antecessores rapidamente se preocuparam em controlar o "descontrolo" das populações no pós 25 de Abril.A marcha dos tristes, que todos os anos comemora esta transição, não nos diz nada, pois não queremos celebrar o quotidiano policial nem a liberdade-de-centro-comercial. O sistema capitalista, na sua vertente democrática, leva-nos a pensar que não sabemos gerir as nossas vidas e que a polícia é uma realidade à qual não podemos fugir. Como se não bastasse vivermos num estado policial, querem que sejamos nós próprios os polícias das outras pessoas, de nós próprios e dos nossos vizinhos. A polícia, que todos os dias reprime e violenta, não serve a ninguém se não àqueles que lucram com a miséria de todos os outros, àqueles que nos oferecem uma vida controlada, que destroem os ecossistemas, que impõem fronteiras entre regiões, que nos roubam no trabalho, que nos dizem como devemos ser e que nos querem convencer que somos indivíduos, quando a nossa individualidade não passa de uma ilusão no leque de possibilidades que a sociedade de consumo nos deixa ter.
Todos conseguimos resolver os nossos conflictos, pensar pelas nossas próprias cabeças, imaginar como realmente queremos que sejam as nossas vidas.
Escravatura na Sociedade Actual
(escadas junto ao Centro Comercial Novo Areeiro, perto da Rotunda, no lado oposto ao da Segurança Social).
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Festival ImigrArte
Festival IMIGRARTE
que vai realizar-se no fim de semana de
Participa pelo valor da diversidade e da interacção entre culturas!
Vem gritar a tua mensagem!
procura-se :
artistas imigrantes ou portugueses, que queiram promover a interculturalidade: músicos, cantores, bailarinos, malabaristas, poetas, escritores, animadores, grupos do teatro, pintores, artesãos, fotógrafos, cozinheiros, etc...
Grupo “Interculturalidade” da Associação Solidariedade Imigrante
Rua da Madalena 8, 2º,
http://www.lisboaintercultural.blogspot.com/
Programação do Centro de Cultura Libertária de Almada/ Cacilhas
................................. Abril-Maio 2008
19 Abril– 15h às 17h – Partilha de conhecimentos: Práticas de resistência, prevenção, primeiros socorros e trauma emocional).– Filme “Street Medic” de Luis Manriquez (em inglês).
19 de Abril - Conversa/ Debate: A Precariedade_ "Contornos, experiências e respostas"
O grupo responsável pela organização do MayDay 2008 encontra-se a organizar conjuntamente com a Solidariedade Imigrante, um debate/conversa a decorrer no âmbito do Festival ImigrArte. O tema é a precariedade enquanto fenómeno social, cujos contornos determinam as mais variadas esferas da vida, não só o trabalho, mas também a educação, a habitação, a saúde, a sexualidade, o género, a cor da pele. Estas manifestam-se num processo de selecção social, em que uma pequeníssima parte é vencedora, enquanto a grande maioria é condenada a uma derrota que se eterniza no dia-a-dia.
Para tal, decidimos convidar vários indivíduos e associações a participar nesse debate/conversa, tentando assim reunir relatos das suas experiências enquanto pessoas que vivem a precariedade, mas que todos os dias tentam criar respostas a esse problema.
Não haverá mesa. Todas as pessoas que participarem serão convidadas especiais.
A conversa/debate irá decorrer dia 19 de Abril (sábado) pelas 17h na Crew Hassan (Rua das Portas de Stº Antão, 159; próximo do Coliseu).
.
Depois, à noite, o MayDay Lisboa 2008 organiza uma festa para a qual estão todos e todas convidadas, no Ateneu Comercial de Lisboa, mesmo ali ao lado.
Esperamos vê-los dia 19 e também dia 1de Maio na parada MayDay!!.
maydaylisboa@gmail.com
maydaylisboa.blogspot.com
http://groups.google.com/group/maydaylisboa
domingo, 13 de abril de 2008
....................sssssssSTOPOGM
.
É evidente o interesse que o governo português tem em esmagar a oposição aos transgénicos, ao classificar uma acção política pacífica e não violenta como acto de terrorismo (o relatório é elaborado a partir das contribuições das entidades responsáveis de cada país). Quando a democracia é fraca, a polícia, neste caso a Polícia Judiciária tem o terreno livre para colocar este tipo de disparates num relatório. Quem sofre somos todos aqueles que lutamos de uma forma ou outra por um mundo melhor, livre de transgénicos.
http://gaia.org.pt/
quinta-feira, 10 de abril de 2008
4º Ciclo Joaquina Dorado e Liberto Sarrau, organizado pelo Centro de Estudos Libertários
31 de Maio
(1909-48) – Luís Garcia e Silva
(1948-68) – Eugénio Mota
quarta-feira, 9 de abril de 2008
M.A.S.A. "Movimento de Apoio ao Sem abrigo"
O M.A.S.A. é um Movimento constituído por gente que vive na Rua, gente que ainda quer ser gente.
Gente que sabe, melhor que qualquer politico, instituição ou associação, o que é ser Sem Abrigo.
O M.A.S.A. pretende, apoiar, ajudar e alojar o Sem abrigo, através do programa (C.A.S.A) " Criar Alojamento ao Sem Abrigo "
Pretendemos impedir a perda da esperança por uma vida digna. Impedir o cair dos sonhos indispensáveis por um futuro próspero e justo, de milhares de Homens, Mulheres e crianças que constituem a comunidade, Sem Abrigo.
Julgamos que a Exclusão Social deveria constituir o maior desafio das entidades competentes, na resolução do problema.
Os reflexos da Exclusão Social, manifestam-se pelo crescimento progressivo de seres humanos que diariamente chegam á Rua.
O M.A.S.A. surge de um conjunto de factores que nos obriga a gritar...
Basta!!!
Pretendemos entregar 2.500 assinaturas (mínimo) como forma de protesto "Governo Civil do Porto, Câmara Municipal do Porto" juntamente um caderno de medidas, que achamos serem medidas possíveis, na solução do problema.
Faremos uma entrega simbólica das assinaturas recolhidas, á Nª. Srª. de Fátima. (A fim, de pedir ajuda á força divina, já que os vivos nada fazem.)Partiremos da Av. dos Aliados em marcha silenciosa, no dia 1 de Maio com destino ao Santuário de Fátima.
O M.A.S.A existe, para que exista cada vez menos Sem Abrigo...!
http://www.masasemabrigo.blogspot.com/terça-feira, 8 de abril de 2008
Festa de Solidariedade para com Grémio Lisbonense_ Ateneu Comercial de Lisboa
Para aqueles que acreditavam que sem espaço físico o Grémio tinha os dias contados... devem estar um pouco desapontados...!!
APAREÇAM!!!
Retirado de:
sexta-feira, 4 de abril de 2008
1º CICLO DE DEBATES - PORTO/BOLHÃO - PATRIMÓNIO HUMANO, ARQUITECTÓNICO, COMERCIAL E CULTURAL
Esta iniciativa será a primeira de muitas outras que se seguirão e que poderá contribuir para reflexão do valor Patrimonial: Humano, Arquitectónico, Comercial e Cultural que a cidade do Porto possui.
Apareçam e divulguem, só numa atitude de diálogo a Cidade do Porto terá oportunidade de reflectir sobre diversas problemáticas.
O Movimento Cívico e Estudantil estará presente!
Mesa redonda com:
ANA CARIDADE, JORNALISTA ( moderadora)
JOAQUIM MASSENA, ARQUITECTO
JOSÉ EMÍDIO, ARTES PLÁSTICAS - PINTOR
MANUEL CORREIA FERNANDES, ARQUITECTO
RUI MOREIRA, ECONOMISTA
QUINTA-FEIRA- DIA 10 ABRIL
NO ORFEÃO DO PORTO (praça da batalha)18:30h-20:30h
PATRIMÓNIO COMERCIAL E CULTURAL